quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Flores Comestíveis


É Setembro, outra vez!

De acordo com o calendário da natureza, da roda das estações, setembro é tempo de primavera e de flores, do acasalamento das aves. As flores não só são enfeites aos olhos, nem só trazem perfumes ao olfato, servem para atrair pássaros e insetos e com isso, garantindo a continuidade das espécies, não só delas próprias, mas de toda a cadeia ecológica. E, na culinária, servem para abrir o apetite, estimular o paladar, enfeitar pratos. Hum...que beleza!

E não posso esquecer também das propriedades fitoterápicas das flores, hoje já vastamente usadas: medicamentos, aromaterapias, óleos de massagens, pomadas, chás, florais, extratos, unguentos, glóbulos e um montão de outros usos medicinais.

Desde a antiguidade, flores diversas são usadas na preparação de alimentos, licores, doces e outros atrativos gustativos que encantam desde o paladar e os olhos mais nobres e requintados, quando dos mais simples.


Na culinária nossa do dia a dia há flores que já de tão incorporadas ao cardápio, que nem tomamos consciência de que são flores: o brócolis, a alcachofra, a couve-flor, a flor de abóbora entre outras, usadas em saladas, sopas, omeletes, empanados e outros pratos, além dos chás, encontrados facilmente até em supermercados.

As flores podem fazer parte de sobremesas, geléias, tortas, biscoitos, pudins, sorvetes tornando a mesa mais atraente, além de serem usadas para aromatizar vinagres ou azeites; serem salpicadas em saladas e decorar cubos de gelos para refrescar bebidas e sucos.

Muito mais que beleza, sabor e requinte aos pratos, as flores comestíveis são nutritivas: normalmente são ricas em vitaminas A, C e do complexo B, tem baixo valor calórico e são ricas em água, além de características particulares de cada uma.

Mas nem todas as flores são comestíveis, e algumas até são venenosas. Cuidado ao criar novas receitas! De qualquer maneira, as flores cultivadas para uso comestível devem ser isentas de agrotóxicos, não podendo portanto serem as mesmas das floriculturas.

Por hoje, deixo aqui uma receita do livro Quitandas de Minas, receitas de família e história, compilada de um dos cadernos da minha avó Naná, mas que deve vir de muito longe, já que receitas de geleia com pétalas de rosas rodam o mundo desde muito... Volto com outras receitas e mais informações sobre flores comestíveis.


Licor de pétalas de rosas

½ litro de cachaça de boa qualidade
3 mãos cheias de pétalas de rosas
½ kg de açúcar

½ litro de água

Modo de fazer:

Limpar as pétalas com um pano seco. Colocar as pétalas em um vidro e cobrir com a cachaça. Tampar o vidro e deixar por 10 dias. Depois desse tempo. Fazer a calda com o açúcar e a água, tirando a espuma que se formar. Deixar ferver sem engrossar. Coar a infusão de pétalas de rosas e misturar com a calda. Coar numa garrafa usando algodão e funil ou coador de papel. Deixar descansar por mais alguns dias.

5 comentários:

  1. Olá
    Olhe uma lista de flores interessante
    http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=node/231

    A capuchinha é muito boa em saladas, parece muito com o agrião. Sempre apanho umas em terrenos baldios de uma vila perto da casa de um amigo meu, e lá vai eu mastigando pelo caminho... Ninguém entende muito bem rsrsrs

    Abraços e boas flores para ti

    ResponderExcluir
  2. Bom site esse Brígida. Mas eu volto com mais plantas comestíveis nos próximos post. Gosto muito da capuchinha também.
    Bjs, gracias pela dica do site.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosaly! acabei de adicionar seu blog! adoro flores. olhar, sentir, e agora deliciar em paladares.... fantástico. Se não conseguir fazer como sua receita, chego até aí qualquer hora para experimentar. um grande abraço. Euzeny

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda Euzeny. Se chegou agora tem montão de sabores, receitas e encantamentos pra descobrir por aqui. Fique à vontade. esteja em casa, volte quando quiser!

    ResponderExcluir
  5. acho fascinante essa alquimia com flores. Licor feito com pétalas de rosas não tem nada mais misterioso.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: