quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Inhame

No meu tempo de criança, naquele casarão imenso, onde havia um quintal maior ainda, a gente colhia as frutas e quase tudo que se comia. Inhame era uma coisa que a Dinha Lete cozinhava sempre, porque era produzido ali mesmo e ela sabia o quanto era bom pra saúde. Normalmente era usado na sopa, ou cozido como um dos legumes do almoço. Não me lembro de gostar muito do inhame, mas de a Dinha Lete falar sempre o quanto aquele legume esquisito era super benéfico:


- limpa o sangue, menina, come! Engrossa as pernas e faz a gente ficar mais bonita!


(a Dinha também era muito vaidosa, olha ela aí com um "pega-rapaz")

O pé (ou moita) do inhame ficava no meio das taiobas (são da mesma família) e para diferenciar um do outro a gente escolhia as folhas que tinham uma pinta marrom no centro. Era a marca do inhame chinês, o mais saudável. Dai, cortar aquela moita e levar as batatas, a raiz. As folhas eram dadas para as galinhas, ou aos porcos, mas pode ser comida pelos humanos, preparada refogada ou cozida. Às vezes pica muito, como a taioba.

Lembro que havia uma moita grande perto do pé de jabuticaba, ao lado da pitangueira, lugar mais úmido e adubado do terreno. Ali perto eram jogados os restos orgânicos da cozinha. Pura sabedoria da teoria de Lasoivier: Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma sem saber que isso viraria campanha mundial pra salvação do planeta. (Foi de viver ali, naquele casarão, que aprendi a não desperdiçar, a reciclar, aproveitar tudo e mais um pouquinho, mesmo que aquela coisa não custasse nada.) Mais abaixo ficavam as bananeiras encostadas no muro da Tilinha, a vizinha de cima.


Vo
lto falando mais desse turbérculo nutritivo, mas já deixo uma receita de Pão de Inhame pra você experientar e não perder tempo achando o inhame esquisito, como eu achava.

Pão de Inhame

400 g de inhame cozido
800 g de farinha de trigo
15 g de fermento biológico
1 colher (sopa) cheia de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 ovo
150 ml de iogurte integral
100 ml de leite integral morno
1/2 xícara de óleo de canola

Cozinhe o inhame, descasque e pique em pedaços pequenos. Bata no liquidificador, acrescentando cada um dos outros ingrediente aos poucos: o açúcar, o sal, o ovo, o leite, o iogurte, o óleo e por último o fermento.
Despeje essa mistura numa vasilha e vá ajuntando a farinha de trigo peneirada. Siga misturando até a massa ficar lisa. Faça os pães e deixe crescer por aproximadamente uma hora. Pincele com gema de ovo e leve ao forno para assar.


... no próximo post, mais dicas desse esquisitão...

9 comentários:

  1. Rosaly,
    Esse blog seu é de encher os olhos e também o corpitcho.
    Esse pão de inhame deve ser uma maravilha.
    Adoro vir aqui.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Volte sempre Wanda. Esse pão é bom pra servir de base para um patê, acompanhar uma sopa (tá frio por esses dias, não é?)ser recheado. Fica super bom! bjs

    ResponderExcluir
  3. Sempre que fala de inhame eu me lembro do meu pai, tomando sopa de inhame, sentado no banco da mesa da sala de jantar. Numa tarde, eu vi aquilo e fiz cara feia. Ele perguntou; - você não gosta? é muito bom, vem comer. E me deu uma colherada. Eu percebi o tanto que era gostoso!
    Ah, que saudades do meu pai!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Gostei muito da historia, do "inhame limpar o sangue", ouvi muito isso tambem, do pão de inhame, vou tentar....depois te conto, parabens, cada vez melhor seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Estou com a mão na massa, amanhã te conto, bjs PA

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo este post... Dá vontade de voltar no tempo. Por que o tempo faz estas coisas, hein?

    ResponderExcluir
  7. Adoro pure de inhame... pra acompanhar carne de panela ou um peixe assado é perfeito. E a musseline? Super facil de fazer. Este esquisitao é mesmo demais!

    ResponderExcluir
  8. ola.adorei as dicas, só tenho uma duvida alem da mancha nocentro, existe outras diferenças entre as especies. agradecido

    ResponderExcluir
  9. olá anônimo. Na verdade são espécimes diferentes. O que usava para distinguir, ali nas moitas que tinha em casa, era a manchinha marrom. Volte sempre!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: