sexta-feira, 11 de junho de 2010

o maracujá, a flor da paixão


Em francês, fleur de la passion; em italiano, fiore della passione; em inglês, passion flower.
Por aqui, ela é a flor de maracujá.

A palavra Maracujá é de origem tupi mara kuya, fruto que se serve ou alimento que vem na cuia é um fruto do género Passiflora da família Passifloraceae.


Nativo das zonas tropicais e subtropicais da América, o maracujazeiro é uma trepadeira com fruto comestível de grande valor nutricional.

No Brasil, maior produtor mundial de maracujá, foram encontradas pelo menos 150 espécies, cultivada principalmente sua flor ornamental com flores exóticas, de coloração roxa, a flor da paixão.

O maracujá tem muitas qualidades nutricionais e terapêuticas: rico em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) é fonte de carboidratos. Contém vitaminas A, C, e do complexo B.

O uso principal, está na alimentação humana, na forma de sucos, consumido como refresco ou ser empregado no preparo de pudins, doces, sorvetes, geléias, compotas, licores, e, claro, na famosa e tradicional batida de maracujá.

As propriedades medicinais também são muitas: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Tem propriedades depurativas, sedativas e anti-inflamatórias. As sementes atuam como vermífugos - agem como laxante suave, popular.

Suas folhas são usadas no combate às inflamações cutâneas, como sedativo e antiespasmódico. O maracujá azedo age como oxidante.

A novidade é que a casca do maracujá tem o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, sendo indicado para quem tem diabetes. Também a partir da casca, pode-se fazer uma farinha capaz de atuar como bloqueador de gordura, que ajuda na redução do peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A pectina
promove uma faxina no organismo, ajudando a eliminar as toxinas. Para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Em Pirenópolis, cidade do interior do Goiás, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia energia elétrica.


Volto com mais paixão, em tempos de Copa do Mundo de Futebol.

2 comentários:

  1. Eita que eu adoreeeiii este blog.
    Sou mineira também, de Belzonte, mas já moro em Goiás há mais de 30 anos.
    Além das receitinhas gostosas você escreve que é uma diliça.
    Com certeza voltarei mais vezes.
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Huumm, adoro maracujá!! E a flor é mesmo linda dimais! Bjus, June

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: