terça-feira, 21 de abril de 2009

um pouco mais sobre o café...


...E o dia 14 de abril é o DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ e o mundo todo celebra afinal o café é apreciado mundo afora. Conhecido por aqui como pingado, média, carioca, curto, espresso, cappuccino, de acordo com as formas de preparo ou combinação com outros ingredientes, o café é consumido por nove entre dez brasileiros segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).


Olha só o que essa maravilha nos proporciona:


Como alimento funcional e nutritivo, o café possui vitamina B e C, lipídios, aminoácidos, açucares; uma grande variedade de minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, ferro, manganês, além da cafeína que estimula a produção de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar; o que explica o aumento do pique e disposição depois de alguns goles; tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres, previne doenças e a depressão, mantêm a saúde e melhora o desempenho na prática de esportes.


Tipos de Café e preparo

No mercado atual, há três diferentes tipos de café: os gourmet, os superiores e os tradicionais. A qualidade e sabor dependem diretamente do tipo de torra a qual o grão é submetido: os mais claros são mais ácidos, têm aroma suave e são menos amargos; os mais escuros são menos ácidos e têm sabor mais amargo.
A moagem também influencia na utilização do café: Os grãos mais finos são ideais para os filtros de papel e coador de pano, geralmente utilizados em casa; o grão médio é especial para o café expresso e a moagem mais grossa usada em cafeteira italiana.

A forma de preparo do café possui variantes culturais, mas é importante seguir algumas regras básicas para a obtenção de um bom café.


O café moído se deteriora facilmente, por isso, para conservação e em função do ar, umidade, calor e tempo, deve ser guardado em recipiente bem vedado e na geladeira.

Para preparo com filtro de papel ou pano, a água deve ser de preferência pura e filtrada para não alterar o sabor e nunca deve chegar a ferver. O pó deve ser espalhado uniformemente pelo coador e não precisa ser compactado. A regra básica é que quanto mais devagar você despejar a água, mais escuro fica o seu café. O coador deve ser lavado unicamente com água e nunca com detergente ou alvejante.



Para o café expresso, o melhor é que os grãos sejam moídos na hora. O café é preparado em uma máquina especial, em dose individual, que por pressão e faz a água alcançar a temperatura de 90º C, durante 25/30 segundos.


---------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: