Em novembro do ano passado, fiz um lançamento do Quitandas de Minas também no 9º Encontro de Literaturas de BH e lá conheci a Junelise, que tem um livro super interessante: Memória culinária -coisa de vó, é o título. O mais interessante que ela produz artesanalmente um a um, no maior carinho. No livro ela costura ervas: alecrim, manjericão, tomilho,hortelã e conta histórias das suas avós e da sua infância. Além desse livro, Junelise é artesã e faz coisas fantásticas. Lá de Sorocaba ela me conta da geleia de goiaba. June, o tempo das goiabas está apenas começando, por aqui tem a famosa enchente das goiabas que costuma fazer uns estragos. Tomara que ela venha mansa esse ano.
Olha ai a Junelise filosofando:
" Ei Rosaly!!Tudo certim? Pois é, acho que consegui comentar no seu blog...Estou passando uns dias em Sorocaba, 90 km de São Paulo e a chácara tem várias goiabeiras cheinhas de goiabas maduras. Desde que cheguei escolho uma no pé e como na hora. Ô delícia! Hoje resolvi catar um bocado mais pra fazer um suco e quando preparava a polpa no liquidificador, pensei em uma geléia. Coloquei a panela no fogo, acrescentei uma xícara de açúcar e uma xícara de polpa batida no liquidificador e coada. Enquanto mexia a panela, lembrei quando me contou de suas geléias de frutas colhidas do quintal. Fui mexendo, mexendo, é mesmo mágico...foi tomando mais cor, o perfume também vai mudando... imaginei que era parecido com brigadeiro de colher, quando a gente começa a ver o fundo da panela está ficando no ponto e também lembrei de caldos, que vão ficando encorpados quando a espuminha das laterais vai diminuindo.. Desliguei o fogo. Esperei esfriar um pouco ainda mexendo com a colher, escolhi uma graciosa vasilha e despejei aquela doçura avermelhada ali. Estava pronta minha primeira geléia! Pena que estou sem a câmera... Ficou a raspa na panela, enquanto pegava um pedaço de pão pra passar, vi um bicho de goiaba se arrastando na bancada da pia. Foi engraçado, mas dizem que bicho de goiaba, goiaba é, né? Indaguei outra coisa: dá pra fazer a geléia com açúcar mascavo? Um beijo grande pra você, Junelise"
Acho que dá sim para usar o açúcar mascavo, mas a geleia vai perder aquela cor característica e pode também alterar um pouco o sabor. Se você tiver muita goiaba ai, experimente e depois me conte. Ô Junelise, você escreve gostoso demais, só falta provar das suas coisas.