A mexerica ou tangerina, pocan, bergamota, mandarina, mimosa, vergamota, tanja. São vários os nomes. Cientificamente é Citrus reticulata, que caiu no gosto dos brasileiros.
E... é tempo de mexerica! De maio a setembro a fruta é colhida com facilidade. E assim como a maioria dos cítricos, a mexerica surgiu na Ásia, chegou por aqui no século XIX e se adaptou muito bem à terra e ao clima brasileiro. O Brasil hoje é o quarto maior produtor mundial de mexerica, perdendo apenas para Espanha, China e Japão.
Nutritiva, são vários os benefícios para a saúde. As vitaminas A, C e do complexo B são responsáveis por estimulam o apetite, ajudar no crescimento e na fortificação dos nervos, reforçar o sistema imunológico, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.
Além desses a mexerica tem sódio,cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Saborosa e suculenta, a mexerica é conhecida por seu efeito diurético, já que possui bastante água, e por seu efeito digestivo, por ser rica em fibras: regula o intestino. Também previne cálculo renal, combate tumores e a arteriosclerose. Cada fruta tem cerca de 40 calorias e deve ser consumida com o bagaço. Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, que também é rica em vitaminas.
hum.. mexerica é bom demais... eu volto com receitas deliciosas e fáceis...
Receita de Chef – também serve ao amor a Rosaly Senra
ResponderExcluirpara prato salgado
é só seguir a receita
passo a passo
as setas da incerteza
para doce isso não basta
é preciso saber o ponto
carlos barroso