segunda-feira, 25 de abril de 2011

Curiosidades culinárias acerca de Monteiro Lobato

Juca, como era chamado por sua neta Joyce, gostava de pintar e fotografar e adorava quitandas e quitutes. Gostava de “bolinhos de chuva, biscoito de polvilho, sequilhos, curau, pamonha, canjica, pipoca , paçoca, goiabada cascão, banana seca, bala de coco, rapadura, pé de moleque, doces de leite talhado, de abóbora, de casca de laranja, além de figo cristalizado, banana da terra frita e bolo de fubá" feitos e servidos por sua querida Purezinha.

Tinha manias estranhas: com o doce de leite vendido em barra em Taubaté, Juca picava e colocava no bolso e ia comendo enquanto trabalhava. No café da manhã, misturava farinha de milho com café preto numa xícara grande, e se não tinha farinha de milho, usava a de mandioca.


O livro À mesa com Monteiro Lobato, de Márcia Camargos e Vladimir Sacchetta
foi concebido e organizado a partir de um caderno vermelho de D. Purezinha, esposa do grande escritor. Nesse original, foram encontradas receitas transcritas e reescritas por ele, que sempre acrescentava um toque de humor, ou um neologismo. Retirei dali essa receita:



Bolo de farinha de milho

2 xícaras de farinha de milho
1/2 litro de leite
2 xícaras de açúcar
2 ovos batidos separados
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Um pouco de queijo ralado
1 colher (sopa) de banha de porco
1 colher (sopa) de manteiga

Colocar a farinha numa tigela. Colocar o leite e esperar uns 25 minutos. Acrescentar os demais ingredientes, misturando bem. Despejar numa forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré- aquecido. Querendo pode-se juntar meio (ou 200g ) de coco ralado à massa.

CAMARGOS, Márcia. Memórias da neta de Monteiro Lobato. SP: Moderna, 2007.
___ e SACCHETTA, Vladimir. À mesa com Monteiro Lobato. SP. SENAC, 2008.

Um comentário:

  1. Muito curioso esse sr. Juca.. gostei de conhecer esse lado do rapaz. E seu blog, maravilha, heim, parabéns.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: