quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O mineiro e o queijo


Uai, cê sabe que o Quitandas de Minas, esse blog, é mineiro, né? Bem mineiro mesmo!

Mineirim da gema, como a gente diz por aqui. Cê sabe também que mineiro fala assim, comendo pedaços das palavras, dizem que porque no tempo da Inconfidência Mineira era preciso guardar segredos, falar entre dentes, não ser tão explícito. Talvez por necessidade de falar pouco, os mineiros começaram a escrever muito. Mineiros são bons de memórias e de literaturas. De mineiros memorialistas a gente tem um montão: Pedro Nava é o maior.

Na literatura, nem dá pra listar entre tantos poetas, contistas, cronistas, romancistas: Henriqueta Lisboa, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Fernando Sabino, Roberto Drummond, Murilo Rubião, Affonso Ávila, Silviano Santiago, Ana Elisa Ribeiro, Lúcio Cardoso, Adão Ventura, Antonio Barreto, Zuenir Ventura, Olavo Romano, Sérgio Fantini, Henfil ... vou parar por aqui, porque vim aqui foi pra falar de queijo.

Cê já viu mineiro sem queijo? Não existe.

Procê ter uma ideia, o primeiro livro que lembro de ter lido na minha vida foi o Rique Roque, um ratinho que queria beber a lua, porque achava que a lua era um queijo. Foi meu encantamento com as literaturas... até hoje vivo nesse encantamento.

Mas mineiro é bom de literaturas, de queijo e também de cinema: Humberto Mauro é mineiro de Cataguases, uai, vem me dizer que cê num sabia?
Acontece que Helvécio Ratton (diretor de: A dança dos Bonecos, Amor & Cia, O menino maluquinho, Batismo de sangue, Uma onda no ar) é de Divinópolis e acaba de fazer um filme sobre o mineiro e o queijo. O nome do filme é esse mesmo: O Mineiro e o queijo, que entra em cartaz agora em setembro, chegando com a primavera (23 de setembro) em Belo Horizonte e depois roda o Brasil, com certeza vai a Festivais de Cinema pelo mundo afora.

O filme O mineiro e o queijo foi filmado na cidade do Serro, na serra da Canastra e do Alto Paranaíba, onde o queijo minas continua sendo produzido como há séculos; feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa. Conta ao público como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro.

Mas isso você não sabia: O queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios.

De forma poética, o filme O mineiro e o queijo coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.
É um documentário de 72 minutos de duração

Clique no nome do filme e veja trailler, fotos, o que saiu na imprensa, ouça as trilhas sonoras e o mais importante: vá ao cinema. Na telona, as paisagens mineiras ficam mais bonitas e o sotaque acaba virando música no seu ouvido.

E atenção: Se você escrever pra mim rapidim, eu tenho dois ingressos pra assistir o filme de graça - Ói que bão! Fica assim: os ingressos são das duas primeiras pessoas que escreverem aqui nesse blog, que postarem comentário, combinado? Tá valendo já!


(crédito das fotos: as 3 primeiras são de Pacelli Ribeiro, o mesmo que fez as fotos do livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias, a de Helvécio Ratton é de Ricardo Lima e a dos produtores de queijo de Gilberto Otelo)

sábado, 17 de setembro de 2011

Suspiros


Você já fez suspiros??

Não é suspiro de gente com saudades, porque esse eu ando fazendo depois que algumas pessoas partiram, ou depois que comecei a entender as loucuras dos humanos, acho que no meu tempo de criança não tinha tanta corrupção... tenho uma saudade daquele tempo... Bom, suspiro é aquele docinho, doce que só, feito com claras de ovos, maravilhoso.

Minha receita era essa, que segue abaixo. Falta de ovos em casa nunca fora problema, tinha as galinhas, as soltas e as do galinheiro... é importante ressaltar
que os ovos devem ser de galinha caipira e que estejam em temperatura ambiente, senão não se consegue o ponto ideal do suspiro.

15 claras de ovos
1 kg de açúcar refinado
Raspas de limão

Modo de fazer:

Bater as claras em neve e ir juntando o açúcar aos poucos. Bater até a massa ficar bem consistente. Juntar as raspas de limão. Com uma colher, pingar num tabuleiro forrado de papel. Levar para assar em forno baixo.

Se você achou que é suspiro demais, diminua os ingredientes, proporcionalmente. Boa suspirada! Ai a gente até esquece da corrupção!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Goiabinha

Como esse gostoso biscoitinho não precisa ser feito na época da safra da goiaba, que é em março, abril, ele cai bem em qualquer momento, acompanhando um café, um chá e uma boa prosa de amigos. É bem fácil! Uma ideia pro feriado da Pátria, já que a goiaba é uma fruta super Brasil!

Goiabinha

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de manteiga sem sal
1 e 1/2 colher (sopa )de açúcar
150 g de goiabada cremosa
1 xícara de açúcar

Modo de fazer:

Misturar a farinha com a manteiga, o açúcar e amasse bem. Fazer bolinhas, achatar no meio e colocar um pouco da goiabada cremosa. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que dourem. Retirar, deixar esfriar e só então polvilhar o açúcar
.


Servir, comer e fazer festa!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bombom de jabuticabs

Pelas bandas de Minas Gerais, como está muito seco, as jabuticabeiras ainda não deram as tão queridas pretinhas...
Com as chuvas, seguramente elas chegarão, para alegria geral da nação, como dizia D. Pedro I.
Sei que lá pelas bandas do interior de São Paulo, já tem gente colhendo as jabus há muito. Sei, porque, por esse blog tem passado muita gente que já fazendo o licor de jabuticabas. E eu, aqui, só esperando, querendo...

O post que ensino o licor de jabuticabas é disparado o mais visitado desse blog.

Então, hoje, só pra atiçar minhas papilas gustativas, e as suas também, leitor e seguidor desse Quitandas de Minas, segue uma receita de bombom de jabuticaba, que deve ser feito com calma. Nada de pressa!

100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
100 ml de leite de coco
100g e geleia de jabuticaba
250 g de chocolate em barra

Começar fazendo a massa, de véspera. Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga, o leite de coco e o coco ralado. Misture até engrossar, soltar da panela, como um brigadeiro mole. Deixe esfriar e leve à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte enrole o doce e faça um buraco no centro, que deve ser recheado com a geleia de jabuticaba. Feche o doce e leve outra vez à geladeira. Em bando-maria, derreta o chocolate. Espere esfriar um pouco à temperadora ambiente, depois, mergulhe cada bolinha de doce no chocolate derretido. E voilá!
Bombom de jabuticaba!




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolo de banana (mais uma receita)


A gente anda por ai, por esse mundo de Deus, por essas Minas Gerais, que são muitas sim, (é só andar pra comprovar o que disse e grande João Guimarães Rosa.) Vê e prova, todo dia uma gostosura diferente.

Cada pessoa faz de um jeito, uns colocam mais amor, como a Carmem que faz o melhor cubu de Minas Gerais, e
quando dá a receita, coloca amor na lista de ingredientes ; uns escolhem momentos especiais para fazer tal prato; outros têm um forno ótimo, ou uma força diferente de bater à mão; outros ainda têm o dom e tudo que faz fica maravilhoso, como minha amiga Junelise, que resolveu ir morar pelas bandas do sul do Brasil. E é ai (nessa variedade) que moram os "segredos da cozinha" : nos encantos de quem os faz.

Andando, descobri mais uma receita de Bolo de banana, essa fruta amada em todo o mundo, apesar de ser tropical e o Brasil ter de montão. Nem vou falar o tanto que é nutritiva, porque isso já andei falando por aqui.Então, sem delongas, segue a receita.

3 ovos
2 copos de farinha de trigo
2 copos de farinha de pão
1 copo de açúcar refinado
2 copos de leite
1/2 copo de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
bananas nanicas ou caturra
manteiga e farinha para untar a assadeira (ou forminhas)
canela

Bater no liquidificador os ovos, a farinha, o leite, o óleo, o açúcar e a margarina. Caso fique muito grosso, coloque mais leite. Por último, colocare o fermento. Despejar metade da misture numa assadeira untada e polvilhada com farinha. Colocar as bananas fatiadas por cima da massa. Polvilhar com canela e açúcar. Cobrir as bananas com o restante da massa e levar para assar em forno pré-aquecido até dourar. Você pode fazer também em forminhas individuais, com as bananas, nesse caso, ficadas em rodelas. Não tem erro. Bolo de banana é delicioso!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo de casca de bananas

Atendendo a insistente pedido da chef Adriana Haddad, leitora assídua desse blog, publico uma receita que está no livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias, à página 62.

O livro já está indo para a segunda edição, graça a grande aceitação dos leitores, cozinheiros e cozinheiras, chefs e da gente como a gente, que se viu retratado ali. Ele também
foi a pedra fundamental da criação desse blog. Sobre a banana já falei aqui outras vezes, é uma das minhas frutas preferidas. Aproveitá-la inteira, por quê não???


Bolo de cascas de banana

2 xícaras de cascas de bananas maduras
4 ovos
2 e ½ xícaras de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo
100 g de margarina
2 colheres (sopa) fermento em pó.
1 colher (sopa) de canela em pó para polvilhar


Modo de fazer:

Bater no liquidificador as cascas de bananas com um pouco de água e reserve.
Bater na batedeira a margarina, juntar as gemas,
o açúcar, as cascas batidas e a farinha.
Retirar da batedeira e juntar as claras em neve e o fermento,
apenas misturando. Untar o tabuleiro com margarina e polvilhar farinha de trigo.
Despejar a massa, polvilhando por cima com a canela.
Levar para assar em forno pré-aquecido, por aproximadamente a 15 a 20 minutos.