Rica em carboidratos como sacarose, frutose e glucose, a rapadura tem origem nas Ilhas Canárias e chegou ao Brasil por volta do século XVI.
É processada a partir do suco da cana de açúcar sendo uma ótima fonte de energia. Possui também proteínas, água e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco, flúor e cobre. Além disso, contém vitaminas A, B1, B2, B5, B6, C, D2, E e PP.
Dependendo do lugar, o nome varia: panelapiloncillo (México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia e Peru), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica).
Consumida principalmente no nordeste brasileiro, é base de muitos doces da culinária brasileira: do pé de moleque e outros tantos. Mas como na cozinha, quem não tem cão caça com gato e sempre surge uma receita nova, vai ai uma receita de biscoito de rapadura. O gosto fica peculiar!
1 rapadura média (700g)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 e ½ colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 copo de leite
2 copos de água
3 ovos
2 e ½ kg de farinha de trigo
Modo de fazer:
Colocar numa panela a rapadura picada com um pouco de água e levar ao fogo até derreter.
Numa gamela, colocar o bicarbonato de sódio, o fermento, a manteiga, depois a rapadura derretida. Mexer levemente. Juntar o leite. Misturar e deixar esfriar. Bater as claras, juntar as gemas e acrescentar à mistura. Adicionar a farinha, amassando bem até o ponto de enrolar. Levar ao forno, imediatamente, por aproximadamente 20 minutos em tabuleiro untado.
Ola!!!
ResponderExcluirQue prazer conhecer seu blog.
Sou filha de mineiro e AMO cozinhar.
Minha mae fazia um biscoito de rapadura,mas ela ia ralada na massa.Sem derreter.
Voce tem essa receita?
Apesar de que minha mae fazia tudo de cabeca,mas era uma delicia...
Parabens pelo blog.
não tenho essa sua receita. Você tem e pode me enviar? Agradeço!
ResponderExcluir