Lá em casa sempre teve alguma coisa de milho, fubá, pipoca, tinha milho pra dar às galinhas, a Dinha fazia broa toda semana, e tinha também o bolo, um milho cozido, que saudades da Dinha... E depois que a Carmem falou pra Giovanna que o cubú, que também é de milho, é forte e sustenta e que na casa dela todos foram criados comendo cubú, fiquei mais fã ainda do milho!
Então, aproveitando a onda das festas juninas, segue uma receita que também está no Quitandas de Minas, receitas de familia e histórias (até porque, histórias aqui é o que não faltam) de milho, claro:
Bolo de fubá caipira
3 xícaras de fubá (de preferência daquele que você viu sendo moído, que você sabe de onde veio)
1 xícara de farinha de trigo, (que pode ser integral)
3 ovos inteiros, (caipira também, com a gema bem amarela)
2 xícaras de açúcar,
2 xícaras de leite,
1 colher (sopa) de fermento em pó,
erva-doce moída.
Modo de fazer:
Ferver o leite junto com a erva-doce e deixar esfriar. Numa vasilha, misturar os ovos, o açúcar e o sal, e, aos poucos, farinha com o fermento e o fubá. Colocar numa forma untada, levar ao forno bem quente por aproximadamente 40 minutos.
Oi Rosaly, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeira receita de fubá que vejo sem óleo na lista de ingredientes, que bom! (Não que eu conheça muitas receitas...).
Uma dúvida: posso usar ovo branco grande no lugar do caipira?
Bj!
Flavia Pogliani
Claro que pode, mas é que prefiro fruta apanhada no pé, coisa de casa, da roça, do quintal. Quando a gente sabe e conhece a procedência, ah, é muito melhor!
ResponderExcluirOi Rasaly, tudo bem?
ResponderExcluirComo foi em Diamantina??
Bom, eu fiquei em São Paulo mesmo e com uma dúvida: descobri no supermercado Pão-de-Açúcar uma broinha com consistência de pão-de-queijo caseiro (receita francesa) e mais para o lado do salgado. Será queno seu livro tem uma receita parecida? Tô aqui passeando pelas páginas das broas, mas assim só de olhar não sei dizer. Vou ver se tiro uma foto p/ ajudar.
Obrigada!
Um abraço!
Oi Flavia,
ResponderExcluirAinda não fui pra Diamantina... mas inda devo aparecer por lá. Mudanças de planos por aqui.
Essa broinha, pela sua descrição tá mais pra broinha de fubá de canjica que postei no blog, não as que estão no livro.
As broas do livro são mais para "bolo de milho".. a coisa da nomeclatura varia de lugar pra lugar, e fica difícil a gente dizer assim.
Tem mesmo é que experimentar.
Faça e me conte.
Tente descobrir lá a receita e nos conte!
Beijos,
Rosaly