
A cor de laranja só foi conhecida no continente Europeu a partir do cultivo da fruta, iniciado na França. Os franceses adaptaram então o nome de narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser considerada exótica e associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or em francês significa ouro.
Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.
Em várias culturas as laranjas foram conhecidos como maçãs do paraíso, porque todas as frutas eram denominadas po maçãs. Por isso, é possível ver em pinturas antigas os frutos da Árvore da Ciência representados por laranjas e sim, a laranja a responsável por "desalojar" Adão e Eva!
Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém:
Calorias - 65 kcal
Proteínas - 0,6g
Gorduras - 1g
Vitamina A - 195 U.l.

Vitamina B1 (Tiamina) - 135 µg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 150 µg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,25 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 48 mg
Cálcio - 45 mg
Potássio - 36 mg
Fósforo - 21 mg
Sódio - 13 mg
Enxofre - 11 mg
Magnésio - 8 mg
Cloro - 2 mg
Silício - 0,45 mg
Ferro - 0,2 mg

A laranja conserva-se em geladeira de 1 a 2 semanas e o seu período de safra é de março a setembro.
Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. Saborosa e suculenta, a laranja também tem lugar garantido nas dietas saudáveis.