Todo verão, quando as mangueiras estão à toda, não é raro conseguir de graça a saborosa fruta. Espalhadas pelas ruas da cidade grande, a mangueira faz sombra e purifica o ar; nas regiões litoraneas, exuberantes mangueiras também se exibem, refrescando a sensação de calor. Pelo interior do país, as frutas servem de alimentos não só aos passarinhos, mas a todos os animais.
Com tanta fartura, não consigo ficar imune: lembro que há muito tempo, de férias numa chácara na periferia de Goiânia, eram tantas a quantidade e variedades de manga que resolvi juntar tudo e fazer geleia com a única panela que tínhamos na casa. Foi tudo meio intuitivamente, sem receita, sem balança, mas rendeu bastante e deu o que falar. Ainda trouxe uns potes, depois de distribuir para vários amigos da cidade.
Outra vez, de visita à casa de um amigo, no Arraial d'Ajuda-Bahia, diariamente, jardim e quintal amanheceiam coalhadinho de mangas. Como a gente não conseguia consumí-las, meu amigo ordenava ao caseiro que recolhesse e jogasse fora. Inconformada com aquilo me propus a ir pra cozinha preparar a geleia. Comprei um saco de açúcar, alguns limões, peguei faca, um liquidificador e mãos à obra. Ainda retornei no outro dia pra fazer outra tachada de geleia de mangas. E podia repetir isso outros e outros dias.
A receita abaixo é uma das várias do livro Quitandas de Minas, receita de família e histórias, mas pra geleia de fruta, não tem mistério: é juntar a fruta, açúcar, um limão pra cortar o doce, um poco de água, colocar no fogo e deixar engrossar. Importante lembrar que cada fruta tem suas características e nem todas dão geleias com tanta facilidade. Se a fruta for rica em pectina é uma maravilha. Segue a receita que, no livro, está à página 154.
Geleia de manga
2 kg de manga madura
½ kg de açúcar cristal
Caldo de 1 limão
Água
Modo de fazer:
Escolher mangas maduras, lavar e descascar a manga. Cortar em pedaços, aproveitando os pedaços sadios (nem sempre a manga está toda boa, principalmente se tiver sido apanhada no chão). Bater no liquidificador com um pouco de água. Numa panela, levar ao fogo médio. Mexer sem parar até engrossar e atingir o ponto de geleia. Use sua sensibilidade!
Enquanto quente a geleia fica mole, mas quando esfria engrossa. Colocar a geleia em vidro esterilizado. Guardar em geladeira.
(as fotos foram feitas em Soure, capital da Ilha de Marajó, um lugar cheio de mangueiras enormes, maravihosas e búfalos soltos, que adoram suas sombras e seus frutos. Nesse caso, é claro, as crias botam abaixo a teoria de que leite e manga faz mal. ;-)))))
Nossa o chão do Mato Grosso tá que é só manga...ótima receita...
ResponderExcluirVou levar comigo...
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Adoro amarelo-manga.
ResponderExcluirOlá Rosaly,
ResponderExcluirFiz sua receita de licor de jaboticabas,depois conto como ficou...
puxa que delícia essa receita heim!Adoooro manga, pegar no pé e comer ali mesmo debaixo da sombra refrescante,eita simplicidade que preenche a alma.
Bjo e paz
Lilian MG
Rosaly, essa receita de manga é genial. Vou adotá-la em nosso cardápio como também, presentear para alguns amigos. Moro numa chácara e temos plantações de mangueiras. Temos mangas que uma época dessas colhemos, algumas com quase 2.100kg. Um grande abraço e muito obrigada!
ResponderExcluirOlá Ana, assim vc me deixa com inveja, rsrsrs... Sucesso no seu negócio! E se quiser me mandar um potinho de presente, aceito sim, viu. grande abraço!
ResponderExcluirAdorei a receita!!! Estava louca aqui em casa com tanta manga no quintal e eu sem saber o que fazer, meu cachorro come umas 10 por dia, eu faço suco, dou pros vizinhos e tem manga sobrando...vou testar ainda hoje e depois conto se deu certo...claro que vai dar, né....beijos e obrigada!!!!ok
ResponderExcluirOLÁ, VOU TENTAR FAZER A GELÉIA, SERÁ QUE DEPOIS DE PRONTA TEM PROBLEMA COLOCAR EM POTES PLÁSTICOS, POIS SE DER CERTO QUERIA VENDER.
ResponderExcluirABRAÇOS
Flávia,
ResponderExcluira geleia de manga não resiste a potes plásticos. Ela se deteriora muito rapidamente. Melhor colocar em vidro esterilizado.
Gosto de manga ,um tantão!
ResponderExcluirNossa.levei um susto quando li a receita...o como identificar o ponto de geleia? espero que no livro tenha dicas bem mineiras e mais precisas sobre isso...rsrsrs estou no aguardo
ResponderExcluirah Edna, o ponto de geleia... o livro explica sim. Tem que ser grossinho, sem ser duro.
ResponderExcluir