D. Maria Zélia faz um mingau de milho verde de dar água na boca e nessa altura do campeonato, já está com as mãos, as bacias, o tacho e a colher de pau e as travessas no jeito pra fazer o doce, que ela costuma distribuir pela vizinhança, as tias, algumas amigas .... E ai dela se faz e não guarda um pote pra mim...
Essa receita dela eu já tinha muito antes de pensar em fazer o Quitandas de Minas, e já experimentei muitas vezes. O tacho de cobre que comprei em Cachoeira do Campo, nas minhas idas pra Ouro Preto, era especialmente pra fazer mingau em BH mesmo.
foto do Pacelli Ribeiro, no Quitandas de Minas,
receitas de família e histórias

Mingau de milho verde
6 espigas de milho
1 litro de leite
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de fazer:
Cortar os grãos das espigas e moe-los no liquidificador com água. Depois passar na peneira para tirar o suco umas duas vezes, espremendo o bagaço com as mãos. Levar ao fogo brando, preferencialmente num tacho de cobre. Juntar o açúcar e o sal e canela em pau e ir mexendo até encorpar. Adicionar o leite até dar o ponto, a gosto, mais mole ou mais firme. Continuar mexendo até o mingau adquirir um brilho especial dourado, ou melhor, até o "milho perder o sabor de cru" (que é o ponto de tirar do fogo). Provar o tempero e adicionar mais açúcar ou sal, se for conveniente. Virar em tigelinhas ou pirex e polvilhar canela em pó.
... e olha ai a canela de novo!!