
Então ela tratava sempre de preparar os doces: levava dias, porque ia fazendo aos poucos. Pedia papai para apanhar - a figueira crescia em cima do telhado da garagem - Depois tinha o processo de limpar, fazer a calda, deixar cozinhar...
Depois ela preparava compoteira e vidros esterelizados e levava de presente para os juízes e promotores que serviram em Congonhas.
Até hoje o Dr. Sálvio de Figueiredo Teixeira, ministro do Superior Tribunal de Justiça e grande amigo da minha mãe, ainda ganha uns potes, especialmente preparados. E ele diz que é o néctar dos deuses. Talvez seja exagero dele, mas que esse doce é inesquecível, não há dúvidas.
Minha mãe faz tudo sem medidas, porque depende da quantidade de figos que ela tem, mas não há dúvida: é uma dádiva.
Os ingredientes são só o figo verde, o açúcar e água.
O processo é assim:
Limpar o figo com sal grosso, colocando-os aos poucos, num saco de pano ou plástico (desses de açúcar ou arroz) esfregando-os um a um. Tirar os figos do saco, fazer um corte raso no umbigo (esse corte é só para facilitar a entrada da calda no figo durante o cozimento) e jogá-los numa bacia com água. No caso de mancha mais forte, rapar com uma faca cuidadosamente. Colocar num tacho de cobre, coberto com um pano e levar
para cozinhar. Deixar um pouco, num dia, tirar do fogo e reservar.

Que seu Natal seja doce, mas sem comilança. Seja de paz e fraternidade. Curta todos intensamente!
Que delícia de história...e com muita água na boca com esse figo em caldas..
ResponderExcluirBom Natal, Rosaly!
Que 2010 seja fantástico e ainda mais com essas receitas e histórias deliciosas.
Amiga blogueira
ResponderExcluirQue suas festas sejam repletas de todos os cheiros, temperos, delícias e carinhos que permearam nossos blogs o ano todo!
E que o ano que se inícia possa ser ainda mais repleto de amores-doces, relacionamentos-temperados, cheirinhos-de-criança, carinhos-salpicados e alegrias na cozinha da vida!
Beijos da Uci
Que delicia, receita de familia é tudo de bom.
ResponderExcluirVi figo para comprar, mas o pessoal abusou do preço, a caixa estava por R$ 31,00 no Ceasa. Era exploração de natal mesmo...
Vai cair o preço com certeza.
Passei aqui para te desejar um feliz 2010
Beijao Priscila
Oi Meninas,
ResponderExcluiro doce de figo desse ano estava imbatível, como sempre. Priscila, espere baixar de preço e siga esse "manual" da D. Zélia. Depois me conta, tá.
Que 2010 seja de doces sucessos!
Ai, ai esse texto lembra um no meu blog que chamei de "As Mottas e as compotas" porque as mulheres da família guardaram desde cedo a tradição dos doces de fruta e dos licores. Descobri teu blog por acaso hoje no Google. Passa para conhecer o meu que é uma parceria saborosa entre Brasil e Portugal. http://saborehistorias.blogspot.com/
ResponderExcluirgostei da idéia do sal grosso ,uma dica para a calda penetrar melhor ,faça 3 furos com parafuso antes de iniciar o cozimento,minha familia é mineira de lambari e tnhamos uma fabrica de doces .
ResponderExcluir